Serviços

Manutenção Preventiva

Todo e qualquer sistema de aquecimento a gás, elétrico e solar com a o passar do tempo necessitam de uma revisão para saber se seu funcionamento está em ordem, é de extrema necessidade uma boa manutenção para evitar consumos excessivos de gás e evitar acidendes, dessa forma aumenta a vida útil de seus componentes e leva consequentemente a uma economia. Por isso não esqueça de fazer a manutenção preventiva de seu aquecedor pelo menos uma vez a cada ano, é simples, fácil e rápido.

Saiba o que é uma manutenção preventiva e sua finalidade.

A MANUTENÇÃO PREVENTIVA é uma ação planejada e sistemática de controle, monitoramento e tarefas de prevenção de forma constante, e envolve programas de inspeção, reformas, reparos, entre outros.

A manutenção preventiva é o monitoramento de um determinado aquecedor e estudado para evitar que ele apresente erros ou se quebre, assim evitando a perda parcial ou total de seu aparelho.

A manutenção preventiva bem executada aumenta a confiabilidade e leva o equipamento de aquecedor a gás, elétrico ou solar a operar sempre próximo das condições em que saiu de fábrica e consequentemente trazendo segurança, conforto e confiabilidade para toda sua família.

A MANUTENÇÃO CORRETIVA trata-se de uma manutenção não periódica causada por falhas e erros nos equipamentos de aquecedores a gás, elétrico, solar e centrais térmicas. Trata-se da correção dos danos atuais por falta de manutenção preventiva.
 
A THERMOLAR AQUECEDORES, juntamente com os fabricantes de aquecedores, recomendam a manutenção periódica anual de seu equipamento de aquecedor a gás, elétrico ou solar para evitar os seguintes problemas:

Chaminé externa
A chaminé fora do lugar por golpes de vento e serviços de reformas nas faixadas, podem ocasionar infiltrações de água e danificar seu aquecedor.

Duto de exaustão
O duto de exaustão com o passar do tempo ele acumula fuligem de gás queimado e resseca, podendo romper e soltar monóxido de carbono no ambiente, isso é altamente prejudicial a saúde.

Válvulas e mangueiras de gás
De acordo com as normas da ABNT, acessórios de gás devem ser inspecionados e trocados periodicamente para evitar acidentes com vazamento de gás.

Flexíveis de água
A vistoria periódica dos flexíveis de água é de extrema importância e evita possíveis vazamento de água no ambiente, evitando prejuízos com carpetes e pisos de madeira.

Resistência elétrica
O mau funcionamento da resistência elétrica de aquecedores por acumulação por falta de vistoria técnica, podem acarretar choques elétricos na água e vazamentos por corrosão, levando a perda do aquecedor e danos em armários, carpetes ou pisos de madeira.

Termostatos de temperaturas
A falha no termostato de temperatura por falta de manutenção preventiva pode elevar bruscamente a temperatura do aquecedor, oferecendo o risco de rompimento no tanque e tubulações.

Aquecedores a gás tipo acumulador
Devem receber manutenção periódica como retro lavagem do tanque para evitar corrosão e vazamentos futuros, verificação do anodo de magnésio responsável por reter impurezas da água, remoção da fuligem no queimador a gás para evitar desperdícios, limpeza dos bicos injetores para evitar alto consumo de gás e mau funcionamento etc.

Aquecedor solar
Equipamento solar devem receber os mesmos cuidados com resistências elétricas de apoio, termostatos de temperatura, anodo de magnésio. As placas (coletores) solar devem ser limpas periodicamente para remover poeiras encrostadas no vidro que reduzem a capacidade de absorção dos raios UV e impedem que a água aqueça no interior da placa, troca de vidros quebrados por chuvas de granizos etc.

Aquecedores de passagem a gás
Esse tipo de aquecedor deve receber atenção especial na vistoria periódica, por ser um aquecedor eletrônico seus componentes como placa eletrônica, ventoinha, válvulas solenoide de gás, câmera de combustão, válvula de água, dispositivos de segurança, conexões elétricas entre outras, funcionam em conjunto. A falta de manutenção poderá acarretar em danos e levar consequentemente a troca de peças ou do equipamento.

Pressurizadores (bombas)
Os pressurizadores são equipamentos esquecidos por seus donos, por estarem geralmente em baixo do telhado. A manutenção periódica preventiva prever problemas futuros que podem ser reparados, e aumenta a durabilidade do equipamento e ainda evitar transtornos como vazamentos de água.
 
Agora que você sabe dos riscos que seu aquecedor corre por falta de manutenção periódica preventiva não deixe pra depois, solicite agora mesmo uma vistoria técnica, e um de nossos técnicos irá até sua casa verificar seu aquecedor. Lembre-se, a segurança de sua família vem em primeiro lugar.

Fones: (11) 3424-2025 / 2495-5181

E-mail: contato@thermolar.com.br

Atendimento 24 horas: (11) 94760-8155
 
« Voltar
  • Aquakent
  • Komeco
  • Rinnai
  • Rheem
  • Bosch
  • Orbis
  • Texius
  • Rowa
  • Lorenzetti
  • Cumulus
  • Thermontini
Topo