Serviços

Aquecimento de Água por Energia Solar

A mesma energia solar que ilumina e aquece o planeta pode ser usada para esquentar a água dos nossos banhos, acender as lâmpadas ou energizar as tomadas de casa.

O sol é uma fonte inesgotável de energia limpa e renovável, quando falamos em sustentabilidade, em economia de recursos e de água, em economia de energia e redução da emissão de poluentes como gás carbônico na atmosfera, nada mais inteligente e natural do que pensarmos numa maneira mais eficiente de utilização da energia solar.

Esta energia é totalmente limpa e, principalmente no Brasil, onde temos uma enorme incidência solar, os sistemas para o aproveitamento da energia do sol são muito eficientes.

Para ser utilizada no aquecimento de água, a energia solar deve ser transformada e, para isto, há duas maneiras principais de realizarmos essa transformação nos sistemas de aquecimento de água – os painéis planos (placas) e os coletores a vácuo (tubos cilíndricos), esse último o mais moderno e eficiente que temos hoje.

Como funciona o sistema de aquecimento solar?

Basicamente este sistema é composto por dois elementos – os coletores solares (as placas de captação ou tubos a vácuo, que vemos frequentemente nos telhados das casas) e o reservatório de água quente, também chamado de boiler, onde fica acumulado a água quente.

Os coletores (placas) são formados por uma placa de vidro que isola do ambiente externo aletas de cobre ou alumínio pintadas com tintas especiais na cor escura para que absorvam o máximo da radiação. Ao absorver a radiação, estas aletas deixam o calor passar para tubos em forma de serpentina geralmente feitos de cobre. Dentro desses tubos existe água, que é aquecida antes de ser levada para o reservatório de água quente.

Estas placas coletoras podem ser dispostas sobre telhados e lajes e a quantidade de placas instaladas varia conforme o tamanho do reservatório, o nível de insolação da região e as condições de instalação. No hemisfério sul, normalmente as placas ficam inclinadas para a direção norte a fim de receberem a maior quantidade possível de radiação.

O aquecedor solar a vácuo recebe este nome devido ao isolamento térmico existente em seus coletores solares. São coletores compostos basicamente por dois tubos concêntricos, um interno ao outro, unidos em suas extremidades e retirado entre suas paredes todos os gases existentes, formando desta forma um vácuo, que é o melhor isolante térmico existente.

Aliado ao isolamento térmico a vácuo, temos ainda o fato de que os coletores são confeccionados em vidro borossilicato temperado que possuem capacidade de absorção da energia solar de até 96%, quase 3X superior aos vidros convencionais, e atingem temperaturas de até 100ºC, possuem formato tubular que converge e amplia os raios solares para o seu interior recebendo ainda radiação solar perpendicular na maior parte do dia.

A tecnologia de aquecimento solar a vácuo é o único meio de utilização da energia solar térmica em muitos locais do mundo onde as temperaturas são sempre muito baixas, muitas vezes abaixo de 0ºC, principalmente no hemisfério Norte.

Solicite já um orçamento para o seu projeto de aquecimento solar.

Fones: (11) 2495-5181 / 3424-2025

E-mail: contato@thermolar.com.br

Atendimento 24 horas: (11) 94760-8155
« Voltar
  • Rinnai
  • Lorenzetti
  • Texius
  • Orbis
  • Komeco
  • Thermontini
  • Cumulus
  • Rheem
  • Rowa
  • Aquakent
  • Bosch
Topo